Os cinco sentidosThis is a featured page

Os cinco sentidos - Escola dos sorrisos :D




Usamos os cinco sentidos para conhecer o mundo que nos rodeia. Temos olhos, boca, nariz, mãos e pés, orelhas, etc por alguma razão. Já pensaste como são importantes os sentidos do corpo humano? e conhece-los bem?
Aqui deixamos-te alguma informação sobre eles e depois este exercício que vais por os teus conhecimento em prática!
aqui também tens uma boa ajuda! ;)




O paladar
Já alguma vez pensaste ao que sabem as coisas que comes? A que é que achas que elas sabem? Há coisas que são doces. E que tu, de certeza, gostas muito!!!!!!! Consegues lembrar-te de algumas? Vamos ajudar-te! Os chocolates, os rebuçados, os gelados, os chupas – chupas, o mel... Há coisas que são salgadas. E que também deves gostar! São as batatas fritas, os amendoins, o paio... Há coisas azedas... Há coisas amargas. É importante que nunca deves provar nada senão souberes o que é! Pode ser venenoso. Sentimos o gosto com a língua. Quando metemos comida na boca, as papilas gustativas de partes diferentes da língua detectam gostos diferentes. A língua também nos diz se a comida está fria ou quente... A maior parte dos animais tem o sentido do gosto. Alguns têm papilas gustativas. Os cinco sentidos - Escola dos sorrisos :D

A Audição
Os ouvidos servem para ouvirmos os sons que existem à nossa volta. Os sons viajam pelo ar mas não os podemos ver. Existem sons calmos e tranquilos como os sons da natureza e sons barulhentos e desagradáveis como o som das sirenes. A parte de fora do ouvido é a orelha. Apanha os sons e envia-os para um buraco. Este buraco leva a um túnel que vai até ao interior do ouvido. Existem três ossinhos dentro do ouvido que enviam para o cérebro mensagens. Estas chegam através de vias especiais chamadas nervos. Depois o cérebro descobre o que são os sons. Há animais que ouvem melhor do que as pessoas. Os cães ouvem muito bem. Até são capazes de ouvir sons que as pessoas não conseguem ouvir. Quando estás constipado não ouves muito bem porque tens os ouvidos tapados. Mas quando ficas bom ouves logo melhor! Existem crianças que são surdas. Isto quer dizer que ouvem muito mal. Usam um aparelho especial que os ajuda a ouvir, estas crianças olham para os nossos lábios para ver o que estamos a dizer. Os sons muito altos podem fazer mal aos ouvidos, por isso temos de ter muito cuidado com eles. Os cinco sentidos - Escola dos sorrisos :D
A visão
É através dos olhos que podemos ver tudo o que nos rodeia. Conseguimos ver coisas que estão muito perto e coisas que estão muito longe.
Dentro do nosso olho há uma lente parecida com uma máquina fotográfica. A lente foca a luz de modo a formar uma imagem pequenina na parte de trás do olho. A imagem surge invertida numa zona do olho mas ele tem um canal que a coloca direitinha.
A luz entra no olho através de um buraquinho chamado pupila. É a parte preta do olho. A parte colorida do olho chama-se íris. Os olhos estão protegidos pelas pálpebras e pelas pestanas. Impedem o pó e a sujidade de entrarem para os olhos.
Ao canto de cada olho há uns buraquinhos pequenos. Daí saem as lágrimas, que são água salgada para lavar os olhos e os conservar limpos.


Os cinco sentidos - Escola dos sorrisos :D


O Tacto
Quantos tipos de coisas diferentes és capaz de sentir? Há coisas que ao tacto são duras outras fofas. Há coisas lisas e ásperas. Há coisas que ao tacto são secas ou molhadas. E até viscosas! A sensação que as coisas nos dão quando as apalpamos chama-se textura. Há coisas que têm uma textura diferente por fora e por dentro. Conseguimos sentir as coisas porque temos sensores de tacto na pele. São pequeninos e estão escondidos na pele. Quando tocamos em qualquer coisa os nervos levam mensagens para o cérebro. Então nessa altura o cérebro usa essas mensagens para descobrir em que é que estamos a tocar. As pessoas que não vêm usam o tacto para as ajudar. Conseguem saber como uma pessoa é mesmo sem conseguirem vê-la. Isto porque o cérebro consegue descobrir o aspecto das mensagens levadas pelos nervos. Essas pessoas conseguem ler pelo tacto, são umas letras especiais que estão em relevo.
O olfacto
O nosso nariz não só serve para respirar, como também para cheirar. Ele reconhece e descobre cheiros, que podem ser agradáveis ou não. Nós conhecemos o mundo pelos cheiros, usando o nariz. As comidas estragadas têm um cheiro horrível. É o alarme do nosso corpo para sabermos que não as devemos comer. Os bichos também usam o cheiro para saber se outros estão por perto. Os adultos usam perfume para os outros gostarem de estar perto deles. Nas cidades grandes, inalamos cheiros maus, tais como, o fumo dos carros e das fábricas. O nariz é como uma caverna. No tecto ficam as membranas olfactivas que captam os cheiros que entram pelo nariz. Os cinco sentidos - Escola dos sorrisos :D















Retirámos este texto do site . Podes ir visitá-lo e aprender mais um pouco fazendo actividades que lá te deixam. Podes também consultar o site que te ajudará.


Raquelsantos
Raquelsantos
Latest page update: made by Raquelsantos , Jan 14 2010, 11:09 AM EST (about this update About This Update Raquelsantos Edited by Raquelsantos

21 words added
1 word deleted
1 image added
1 image deleted

view changes

- complete history)
Keyword tags: None
More Info: links to this page
There are no threads for this page.  Be the first to start a new thread.